Biografia


Sandy Leah Lima (Campinas, 28 de janeiro de 1983) é uma cantora, compositora, produtora e atriz brasileira. Seu primeiro nome, Sandy, foi escolhido por causa do filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, com Olivia Newton-John, o qual Sandy adorava enquanto criança. Os pais, Noely Pereira de Lima e Durval de Lima (Xororó), assistiram juntos ao filme no cinema no dia em que começaram a namorar. O filme marcou tanto para o casal, que, ao terem sua primeira filha, que viria a ser uma estrela com muito potencial, deram-lhe o nome da personagem central do filme. Já seu segundo nome, Leah, ao contrário das falsas especulações de que teria sido dado por causa da famosa personagem Princesa Leia, do filme “Star Wars”, é um nome bíblico, de origem hebraica. Sandy, juntamente com seu irmão um ano mais novo, Junior, filhos do cantor Xororó, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, se apresentaram pela primeira vez em 1989, no programa Som Brasil e, um ano depois, gravaram seu primeiro álbum, “Aniversário do Tatu”, que foi lançado em 1991, alcançando, em menos de um mês, a vendagem de 250.000 cópias. A cantora já ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Multishow de Melhor Cantora em duas oportunidades; já recebeu, também, por diversas vezes, o prêmio promovido pelo canal Nickelodeon na categoria de “Melhor Cantora” .

Sandy participou de vários projetos solo ou em parceria com outros cantores renomados da música popular brasileira. O ponto de partida para o seu reconhecimento como intérprete foi a participação em um especial em homenagem à cantora Elis Regina, transmitido pela Rede Globo, quando Sandy tinha apenas 13 anos de idade. A partir dessa apresentação, Sandy fez parcerias com Pedro Mariano (filho de Elis), Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marcelo Bratke (com quem montou o show “Piano e Voz” cantando Bossa Nova, Jazz e música erudita), entre outros músicos e artistas. Sandy teve vários momentos históricos: Show em João Pessoa (2001) para mais de 1,200 milhão de pessoas, o Melhor Show do Rock in Rio III de acordo com o público, junto com seu irmão, foram os primeiros artistas brasileiros que fizeram um show no Maracanã (que deu origem a um CD e DVD), entre outros momentos. Durante a sua carreira, foi somando parcerias com grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli, com quem fez um dueto na cançãoVivo por Ella, com Enrique Iglesias, cantando You’re My #1 e, mais recentemente, em 2006, gravou em parceria com Taboo, do Black Eyed Peas, a canção Nas Mãos da Sorte. Sandy durante a “Turnê Acústico MTV Sandy e Junior”. Sandy e seu irmão anunciaram separação no início do ano de 2007, para se dedicarem a carreiras solo.

A dupla percorreu o país em uma mega turnê de despedida até o final daquele ano. Sandy vinha realizando, também, diversos projetos musicais paralelos envolvendo Jazz, Bossa Nova e MPB. Em 2007, Sandy também fez sua primeira turne solo, com um repertório super sofisticado, que incluia canções de Tom Jobim, Ira e George Gershwin, Cole Porter, Arthur Hamilton, entre outros. Além de cantar, Sandy também assina a direção musical do espetáculo ao lado do baixista Chico Willcox. Em 12 de setembro de 2008, em cerimônia realizada em Campinas, Sandy se casou com Lucas Lima, vocalista e violista clássico do grupo Família Lima. Em 2008, Sandy se formou em Letras (português e inglês) na PUC. Em maio de 2009, Sandy chega as paradas de sucesso do Canada com o single scandal que foi recentemente lançado e atinge o 13° lugar ultrapassando Christina Aguilera e Katy Perry. No dia 26 de maio de 2009, Sandy cantou ‘As Canções Que Você Fez Pra Mim’, no show especial ‘Elas cantam Roberto’ que dará origem ao CD e DVD.

Por meio de seu site oficial, Sandy divulgou, no dia 31 de Março de 2010, a música “Pés Cansados”, primeiro single de seu projeto em carreira solo. Uma composição da cantora em parceria com o músico Lucas Lima, esta será a faixa de abertura do álbum “Manuscrito”, que virá acompanhado de mais doze inéditas. O CD de chegou às lojas dia 7 de maio. No dia 17 de maio, o CD já tinha vendido mais de 40 mil cópias, e com isso Sandy recebeu o disco de ouro. O álbum foi lançado em duas versões, uma simples com as músicas (primeira tiragem de 30 mil cópias) e uma dupla, com documentário “Tempo” (primeira tiragem de 20 mil cópias).

« Voltar | Topo

Fonte: Wikipédia Última Atualização 15/07/10